6 de junho de 2012

Programinha Cultural para o Feriado!!!

Para quem vai aproveitar o feriadão em São Paulo temos uma sugestão de programa imperdível, uma visita ao Masp!

O Museu de Arte de São Paulo apresenta a mostra itinerante de Modigliani: Imagens de uma vida. Com curadoria no Brasil de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani (SP), e internacional do professor Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, as obras e peças expostas vêm do acervo deste instituto e de colecionadores particulares, além de telas do acervo do MASP.

Amedeo Modigliani tem como traço característico mulheres esguias, pescoços alongados e olhos amendoados. Autodidata e dono de um estilo inconfundível, Modigliani teve uma vida intensa, marcada por grandes amores e infortúnios. Morto precocemente em 1920, aos 35 anos  teve seu apogeu na Paris modernista. Em meio a manifestações artísticas, influências e confrontos criativos com os amigos que, juntos, sacudiram os pilares da arte estabelecida e ajudaram a dar novos rumos para as gerações de artistas que se formavam em meio à efervescência cultural do início do século XX.

Grande figura nua deitada – Céline Howard, Amedeo Modigliani, 1918


Moça de olhos azuis, Amedeo Modigliani, 1917


Jovem sentada – Mme Cadorin, Amedeo Modigliani, 1905



Outro destaque são as 22 obras produzidas pela mulher e amigos de Modigliani, que contribuem para contextualizar o período vivido pelo artista. São três óleos de sua esposa Jeanne Hébuterne, uma gravura de Picasso, outra de Foujita, pinturas feitas a quatro mãos com Moïse Kisling, além de peças de Marevna, Jacob e outros.

Modigliani: Imagens de Uma VidaLocal: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp
Endereço: avenida Paulista, 1.578, Cerqueira César, São Paulo
Data: até 15 de julho
Horário: de terça a domingo, das 11h às 18h; e, às quintas, das 11h às 20h
Neste feriado de Corpus Christi o Masp estará aberto!!!

Para quem gostou do programa o Masp também apresenta a exposição Pirelli de Fotografia com 10 fotógrafos que se tornaram ícones da fotografia brasileira! São eles Alécio de Andrade com suas fotos de rua, o incrível trabalho de Claudia Andujar, a ruptura do pictorialismo para a modernidade de Geraldo De Barros, a excelência de Mario Cravo Neto, as fotografias documentais de Pierre Verger e Marcel Gautherot, o jornalismo do pioneiro do fotojornalismo José Medeiros, os experimentalismos de Rosângela Rennó, as imagens intrigantes de Miguel Rio Branco, e os retratos de Otto Stupakoff.
Concebida em 1990 e com sua primeira versão realizada em 1991, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia completa sua maioridade. Ao todo, 70 obras foram pinçadas do acervo de mais de 1100 trabalhos adquiridos pelo museu nestas duas décadas, obras que recebem a companhia de outras 30 novas, adquiridas especialmente compor esta 19ª edição.

Excelência - Lord of the Head, de 1988, uma das obras mais conhecidas de Mario Cravo Neto, morto em 2009

Documental - Cena de Trabalho, imagem realizada em 1947, no Recife, pelo fotógrafo e etnólogo Pierre Verger

Homenagem - Outro retrato de Otto Stupakoff, de 1991

Rio de Janeiro 1964, Alécio de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário